UTILIDADE PÚBLICA
[uma amiga me passou... leia com atenção... muito util...]
PS.: Por que fazemos papel de bobo nas filas de banco. Vamos fazer valer nossos direitos, pois há uma lei específica para isso. Passem para o maior número de pessoas conhecidas.
Vivi hoje, novamente uma experiência, que confirmou uma suspeita que eu tive quando fui a um banco alguns dias atrás. Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú, na Lapa para fazer um pagamento, e quando vi o tamanho da fila, pensei, vou ficar horas aqui dentro.Foi quando me lembrei da recente Lei que entrou em vigor na Capital paulista, que regula o tempo máximo de espera em fila bancária.Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em dias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS. Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse eu encaminharia o papelucho para a Prefeitura multar o banco. Entrei na fila, e notei que de repente aquele apito que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüênncia, e a fila foi diminuindo rapidamente. Quando cheguei ao caixa e passei a ele o pagamento e o dinheiro, ele solicitou a senha, para autenticar, e eu fiquei intrigado.... no meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo????
Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei.....foram 17 minutos de fila. ótimo!!!
Eu esperava ficar mais de uma hora. Achei que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.
Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele fazendo cara de besta, perguntou: que senha??? Não tem senha. Entre na fila. Eu insisti e ele disse que não sabia de senha
nenhuma...
Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia "Se necessitar senha, solicite ao caixa.". Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de idiota e disse "que senha". Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha. Então eu exigi, " a senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...." O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila. No início continuou lenta, quase não andava. De repente, o mesmo fenômeno, começou a apitar que não parava mais, e a fila foi rapidamente diminuindo. Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa,ele pediu a senha para autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que
circulava por traz dos caixas, com cara de gerentona, a em resposta à pergunta dela de ..."e aí?? tudo bem??? o caixa respondeu "BELEZA"...
Matei a charada...."BELEZA" foi a constatação que o caixa fez. Fui atendido em 14 (quatorze minutos. E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.
MORAL DA HISTóRIA -
Existe sim um número de funcionários nos bancos, o suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, etc.etc., enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila. Cada vez que entrar em um banco, seja na capital ou em qualquer outro município eu peço a senha com o horário. Vamos lutar por esse direito obtido!
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